segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IBGE começa pesquisa inédita sobre condições de saúde dos brasileiros


Pesquisadores do IBGE começaram nesta segunda-feira (12) a visitar casas em todo país. Ao bater na porta das casas, os entrevistadores não vão apenas fazer perguntas. 

Pesquisadores do IBGE começaram nesta segunda-feira (12) a visitar casas em todo país para reunir informações de um estudo inédito. O retrato mais completo da saúde da população.
Como anda a saúde dos brasileiros? Os entrevistadores do IBGE estão em busca dessas respostas. O trabalho já começou no Rio Grande do Sul e em outros seis estados. Durante três meses, 80 mil domicílios vão ser visitados em 1600 municípios de todo o país.
O questionário é extenso. Inclui perguntas sobre o estilo de vida, a presença de doenças crônicas e até sobre a qualidade do atendimento médico.
Para traçar o mais completo retrato da saúde dos brasileiros, ao bater na porta das casas, os entrevistadores não vão apenas fazer perguntas. O IBGE também vai medir altura, peso e verificar a pressão de um morador de cada residência. Em 25% das áreas visitadas, pela primeira vez, vão ser feitos exames de sangue e urina para análise em laboratório.
As amostras vão ser coletadas em casa e o morador o vai receber o resultado de graça.
“Nós teremos a possibilidade de identificar doenças silenciosas, como o diabetes, como algum tipo de insuficiência renal, como a hipertensão arterial que o paciente ainda não tenha tido a oportunidade do diagnóstico”, explica Deborah Malta, dir.Vigilância de Doenças - Min. da Saúde.
Os entrevistadores foram treinados para tirar medidas precisas, inclusive da circunferência abdominal, um indicador de risco para doenças cardíacas. A população vai ter um diagnóstico que nunca foi feito antes.
“Sem dúvida é a pesquisa mais completa já feita no país. Um retrato muito fiel e espera-se muito útil para o aprimoramento das políticas de saúde no país”, comenta Márcia Quintsler, dir. de pesquisas – IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário